A Construção do Pensamento Lógico-Matemático na Educação Infantil
"Aritmética não vem de livros,
nem de explicações do professor,
mas de cada pensamento das crianças,
à medida que aritmetizam logicamente a realidade".
Segundo Piaget, a Matemática é resultado do processo mental da criança em relação ao cotidiano, arquitetado mediante atividades de se pensar o mundo por meio da relação com objetos. Dessa forma, não podemos pensar o ensino da Matemática de acordo com o sistema tradicional de educação, caracterizado pela repetição e verbalização de conteúdos. Piaget considera o método tradicional fracassado, pois o mesmo trata a criança como um ser apático e vago. Suas idéias refletem sobre um ensino formador de um raciocínio lógico matemático que conduz à interpretação e compreensão, em detrimento da memorização.
Nós precisamos uns dos outros para ter uma relação de convivência na sociedade. Há uma troca produtiva de mensagem entre um o outro.
Nós como futuros educadores devemos ter em mente que a criança já possui uma bagagem de conhecimento prévia de seu “mundo” e temos que aproveitar ao máximo estes conhecimentos, pois não somos os donos da verdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário