O movimento educacional denominado Matemática Moderna, que surgiu na metade do século XX em diversos paises, inclusive no Brasil, propôs um reestruturação para Matematicaa ser ensinada, a partir das estruturas matemáticas, aproximando assim a matemática escolar da Matemática Pura.O ensino privilegiava a linguagem simbólica matemática e a necessidade de abstração desde os anos iniciais. Na prática, essa proposta apresentou vários problemas, como apontam os PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, documento elaborado pelo MEC em 1997.
"AO APROXIMAR A MATEMÁTICA ESCOLAR DA MATEMÁTICA PURA, CENTRANDO O ENSINO NAS ESTRUTURAS E FAZENDO USO DE UMA LINGUAGEM UNIFICADORA, A REFORMA DEIXOU DE CONASIDERAR UM PONTO BÁSICO QUE VIRIA A SE TORNAR SEU MAIOR PROBLEMA: O QUE SE PROPUNHA ESTAVA FORA DO ALCANCE DOS ALUNOS, EM ESPECIAL DAQUELES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
O ENSINO PASSOU A TER PREOCUPAÇÕES EXCESSIVAS COM ABSTRAÇÕES INTERNAS À PRÓPRIA MATEMÁTICA, MAIS VOLTADAS À TEORIA DO QUE À PRÁTICA. A LINGUAGEM DA TEORIA DOS CONJUNTOS, POR EXEMPLO, FOI INTRODUZIDA COM TAL ÊNFASE QUE A APRENDIZAGEM DE SÍMBOLOS E DE UMA TERMONOLOGIA INTERMINÁVEL COMPROMETIA O ENSINO DO CALCÚLO, DA GEOMETRIA E DAS MEDIDAS".
Extraído do documento Matemática dos Parâmetros Curriculares Nacionais- Volume 3, página 20
Nenhum comentário:
Postar um comentário